Aço inoxidável 304

Compartilhar

Aço inoxidável 304

O aço inoxidável 304 também conhecido como 1.4301 é o aço inoxidável mais versátil e amplamente utilizado. Às vezes, ainda é referido pelo seu nome antigo 18/8, derivado da composição nominal do tipo 304, sendo 18% de cromo e 8% de níquel.

O tipo 304L é a versão de baixo carbono do 304 normalmente utilizado em componentes de maior bitola para melhor soldabilidade.

Alguns produtos, como chapas e tubos, podem estar disponíveis como material de “dupla certificação” que atende aos critérios de 304 e 304L. Existe ainda o aço 304H, uma variante de alto teor de carbono, também está disponível para uso em altas temperaturas.

Resistência à corrosão

Possui uma excelente resistência à corrosão em uma ampla gama de condições atmosféricas, ambientes e muitos meios corrosivos. Sujeito a corrosão por pites e fendas em ambientes quentes que contêm cloretos, a corrosão sob tensão pode ocorrer acima de 60 ° C.

Resistência ao calor

O aço Inoxidável 304 tem boa resistência à oxidação em serviço intermitente até 870 ° C e em serviço contínuo a 925 ° C. No entanto, o uso contínuo entre 425 e 860 ° C não é recomendado. Neste caso, recomenda-se 304L devido à sua resistência à precipitação de carbonetos. Onde for necessária alta resistência a temperaturas acima de 500 ° C e até 800 ° C, classe 304H.

Soldabilidade

O desempenho da soldagem por fusão para o aço inoxidável tipo 304 é excelente com e sem cargas. As hastes de enchimento e os eletrodos recomendados para o aço inoxidável 304 são de aço inoxidável grau 308. Para 304L, o enchimento recomendado é 308L.

Principais aplicações

  • Equipamento para processamento de alimentos, particularmente em fabricação de cerveja, processamento de leite e vinificação;
  • Bancos, pias, cochos, equipamentos e eletrodomésticos de cozinha;
  • Painéis arquitetônicos, trilhos e acabamentos;
  • Recipientes para produtos químicos, inclusive para transporte;
  • Trocadores de Calor;
  • Telas trançadas ou soldadas para mineração, pedreiras e filtragem de água;
  • Parafusos roscados;
  • Molas