Conheça as mais incríveis obras de arte em aço inoxidável!

Compartilhar

Conheça as mais incríveis obras de arte em aço inoxidável!

“The Kelpies”, de Andrew Scott

Duas cabeças de cavalo enormes, de 30 metros de altura cada, se encontram no canal de Forth e Clyde, na Escócia. Segundo o artista responsável, o escocês Andrew Scott, o propósito da obra é reconhecer o papel que os cavalos tiveram na história de seu país. O nome dado por Scott, “The Kelpies”, faz alusão aos seres míticos da cultura celta, cavalos marinhos que tinham o poder de 10 cavalos comuns juntos. Essa é a conexão entre o aço inox e a arte clássica.

O projeto demandou quase 8 anos de trabalho. E foi inaugurado em 21 de abril de 2014, no parque The Helix na cidade de Falkirk, uma cidade da Escócia famosa por seus lindos canais. Cada cabeça de cavalo pesa mais de 300 toneladas e foi construída em aço laminado com cobertura de aço inoxidável.

 

“Cloud Gate”, de Anish Kapoor

 Idealizado pelo artista Anish Kapoor, o Cloud Gate é uma das obras em aço inox mais conhecidas no mundo e fica localizado em Chicago. Também conhecido como “the bean” (o feijão), a obra é composta por 168 placas de aço inoxidável 316L, mede 21 metros de comprimento, 13 metros de largura e 11 metros de altura, pesando 99,5 toneladas. Incrível, né?

 

“Karma”, de Do Ho Suh

Do Ho Suh é um artista conhecido por criar esculturas com múltiplas figuras, neste trabalho batizado como “Karma”, o artista utilizou aço inoxidável para criar uma escultura com 98 homens, colocando-os um sobre o outro, fazendo com que pareçam não enxergar nada. A mesma possui sete metros de altura e é residente permanente no Jardim de Esculturas de Sydney e Walda Bestoff.

Trata-se de uma escultura de metal fundido, cada figura subsequente diminuindo de tamanho até chegar ao topo. A moldagem da escultura apresentou muitos desafios, superados por uma engenharia inteligente e uma ampla variedade de processos de fabricação, desde a fresagem até a prototipagem rápida e a sinterização direta a laser de metais.

Uma versão em bronze da mesma escultura foi criada e instalada no Albright Knox Museum em Buffalo, NY, mas depois de fazer várias amostras de material para o artista, Do Ho Suh decidiu criar uma versão em aço inoxidável.