LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DO AÇO INOX: QUAIS PRODUTOS UTILIZAR E QUAIS EVITAR

Compartilhar

LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DO AÇO INOX: QUAIS PRODUTOS UTILIZAR E QUAIS EVITAR

LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DO AÇO INOX

O aço inox é um dos materiais mais resistentes e é utilizado em uma ampla variedade de utensílios industriais e caseiros. É um material altamente sustentável, pois possui vida útil longa, não requer uso de produtos químicos perigosos para limpeza e, então, não agride o meio ambiente, além de minimizar os itens e custos de manutenção.

Seu filme de cromo é o responsável por sua resistência à oxidação e à ferrugem e, com os cuidados corretos, esse filme pode protegê-lo por anos. No entanto, a integridade da proteção pode ser danificada pela sujeira e por outros contaminantes, por isso a limpeza do aço inox deve ser feita regularmente e com itens que sejam seguros para ele.

PRODUTOS INDICADOS PARA A LIMPEZA DO AÇO INOX

Os melhores produtos para a limpeza do aço inox são: água, sabão, detergentes suaves e neutros, removedores à base de amônia, diluídos em água morna, aplicados com um pano macio ou uma esponja de nylon. Depois basta enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com um pano macio.

SECAGEM

A secagem é extremamente importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície do produto. Essa limpeza rotineira remove facilmente as sujeiras mais comuns e quase sempre remove as mais intensas, fazendo com que as manchas da superfície do aço desapareçam completamente.

O ÁCIDO AMIGO NA LIMPEZA DO AÇO INOX

O ácido nítrico (HNO3) é o único ácido mineral que pode ser usado na limpeza do aço inox.  Recomenda-se emprega-lo na concentração a 10% (uma parte de ácido para nove partes de agua), usando luvas de borracha e proteção para os olhos. No caso de contato acidental com a pele, lave com agua em abundância.

ÁCIDOS E PRODUTOS QUÍMICOS

Ácidos e produtos químicos para piscina, ácido de bateria, ácido muriático, removedores de tintas e similares danificam a superfície do aço inox; portanto, devem ser evitados. Alvejantes e água sanitária podem ser usados ocasionalmente em pias ou tanques, desde que diluídos em água nas concentrações recomendadas. Use água entre fria e morna ao invés de água quente ou fervendo.

CUIDADO COM ALGUNS PRODUTOS DE LIMPEZA

Polidores e saponáceos abrasivos só devem ser utilizados na limpeza do aço inox em casos extremos, pois podem prejudicar sua superfície.

AÇO COMUM (CARBONO)

Não deixe artigos de aço comum em contato com o aço inox, especialmente se estiverem úmidos ou molhados. É o caso das esponjas de aço, cuja ferrugem pode manchar o aço inox. Quando não for possível evitar o seu uso, as peças dever ser enxaguadas com água em abundância.

Nos acompanhe nas redes sociais e receba informações sobre produtos e promoções da Costanox!

Instagram & Facebook